quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Os lugares da minha infância #1

Durante anos, tive como minha convicção que não devia voltar aos lugares onde já fui feliz. Queria manter intactas as imagens do passado que tão boas recordações me traziam... e prolongar esse prazer infinitamente....até que depois... depois vieram os filhos....
Depois do S. nascer senti necessidade de encontrar uma praia onde ele pudesse viver livremente, sem enchentes, nem confusões, um mar calmo e um ambiente familiar. Então ganhei coragem para passados 20 anos voltar para a praia da minha infância/juventude onde durante anos fui tão feliz - São Martinho do Porto.




No meu tempo (poxa...pareço a minha mãe) passávamos (eu, a minha irmã e imensos primos que levavámos "atrelados")os 3 meses de verão com a minha mãe, rodeados dos amigos do costume, entre bolas de berlim, dias inteiros na praia, idas ao cinema, as tartes de nata e o arroz doce que a minha mãe fazia ao final dos dia. Enfim ...só boas recordações.
E como a idade também traz coisas boas, e principalmente maturidade para distinguirmos o bom do óptimo, apercebemos-nos que os que nos faz feliz aos 6, aos 10e aos 15 também nos pode fazer feliz aos 37,mas pelos olhos dos nossos filhos.
E a alegria com que o S. lhe chama a praia do senhor martinho, e onde se ele e a C. se divertem imenso é de uma comoção só, que comecei a perceber que podia voltar a ser feliz no mesmo lugar. Graças aos meus pais (e principalmente à minha mãe) que são de uma devoção aos netos indescritível, também os meus conguitos há 3 anos que passam os dois meses de verão em S. Martinho. E a alegria deles quando reencontram os amigos que permanecem de uns anos para os outros, as rotinas que já começam a vivenciar e a memorizar fez com que a minha teoria caísse por terra. E a verdade é que onde os nosso filhos são felizes é onde mora o nosso coração....

Sem comentários:

Enviar um comentário